Vacina Convidecia entra em procedimento de submissão contínua

Anvisa comunica que o processo de Autorização de Uso Emergencial (AUE) da vacina Convidecia, fabricada pela CanSino Biologics Inc. – Instituto de Biotecnologia de Pequim, protocolado pela empresa Biomm S.A., foi encerrado e alterado para o procedimento de submissão contínua. 

A empresa solicitou à Agência o encerramento do pedido de uso emergencial e informou que pretende pedir o registro sanitário definitivo da vacina no Brasil. Dessa forma, a Anvisa fez o encerramento do processo e, excepcionalmente, alterou a solicitação para o procedimento de submissão contínua. 

A submissão contínua é um processo criado pela Agência durante a pandemia que permite ao laboratório apresentar dados e documentos em etapas, à medida que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento vai sendo realizado. 

A empresa Biomm deve continuar a interlocução com a Anvisa, submeter os dados e estudos restantes à Agência e, posteriormente, solicitar o registrosanitário. 

O pedido de uso emergencial da Biomm havia sido apresentado no dia 8 de novembro de 2021. 

Proposta de vacina

A Convidecia é uma vacina contra o coronavírus recombinante (vetor de adenovírus tipo 5), baseada em uma plataforma de vetor de adenovírus humano tipo 5 não recombinante madura. 

A vacina está autorizada em países como China, Argentina, Chile e México, entre outros. 

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) disponibiliza uma lista atualizada sobre a situação dessa vacina em todo o mundo: https://covid-19pharmacovigilance.paho.org/cansino 

Fonte: Anvisa