Anvisa recebe pedido do MS para análise do medicamento tecovirimat para tratamento da monkeypox

No final desta terça-feira (23/8), o Ministério da Saúde protocolou junto à Anvisa o pedido de análise para o medicamento tecovirimat, da empresa SIGA Technologies, para tratamento dos pacientes com risco para desenvolvimento da monkeypox nas formas graves.

Na avaliação, a Agência irá considerar as diretrizes regulatórias estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 747, de 19 de agosto de 2022, e o fato de o medicamento tecovirimat ter sido avaliado por autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à Anvisa (AREE).

Nessa análise, a Agência confirmará se as características essenciais do medicamento são as mesmas aprovadas pela AREE, tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações terapêuticas, contraindicações, posologia, população-alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações.

O processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox, criada pela Anvisa por meio da Portaria Conjunta 1, de 28 de julho de 2022. A decisão final será deliberada pela Diretoria Colegiada da Agência.

O prazo da Anvisa é de sete dias úteis e todos os esforços serão aplicados na condução do processo de avaliação e decisão.