Abrifar participa de oficinas no MAPA para discutir sobre Insumos farmoquímicos

Hoje a indústria farmacêutica  brasileira produz, vende internamente e exporta, regularmente  medicamentos para uso humano e em animais (indústria veterinária).

Os associados da ABRIFAR são importantes supridores de insumos para esta cadeia de produção de medicamentos, tanto de uso humano como de uso veterinário,  e sempre foi atuante nas questões regulatórias junto à ANVISA na defesa dos interesses desta importante classe.   

Não tínhamos, ABRIFAR, canais abertos com o MAPA para participar dos mais variados grupos de discussão de âmbito regulatório e efetivamente sermos representados e marcarmos presença junto a este órgão governamental para sermos ouvidos nestas questões.

Diante deste cenário, com a eleição do nosso Diretor Willians Cesar Pitelli Turco que além de ser um distribuidor de insumos farmacêuticos é proprietário de uma importante indústria farmacêutica veterinária, DES-FAR LABORATÓRIOS LTDA, este se propôs a abrir canais de comunicação com o MAPA através de uma larga experiencia no relacionamento com este Ministério e fazer a categoria ser representada nos grupos de discussão bem como receber e participar de todas as comunicações que o MAPA realiza para os setores envolvidos nesta cadeia. 

A partir desta ação que levou a ABRIFAR a ficar inserida no MAPA como um entidade colaboradora e participante de grupos de discussão tivemos alguma importantes participações tais como :

– Assinatura conjunta e participação junto com a ALANAC  em documento enviado ao MAPA que solicita reestudo da IN 65 /IN 14 que afeta todos os produtores de antimicrobianos.

– Participação em convite, já como consequência da inserção da entidade , em discussão de nova IN de importação de insumos. Assunto que nos afeta diretamente.

– Participação em oficina de impacto regulatório relacionado a registro de produtos veterinários que gerará importante documento par ser seguido pelo MAPA

–  Outras  oficinas do MAPA possuem como principal objetivo, revisar as normas existentes, harmonizar os procedimentos com a finalidade de atender a legislação vigente com o enfoque do que podem ser melhorados entre o setor regulador e regulado (associações) a fim de agilizar processos e diminuir custos no impacto destas normas e legislações.

A entidade tem sido representada nestas discussões por;

Dr. Willians Cesar Pitelli Turco e  Andreza Marie Stroh, ora como suplente ora como titular.

Em suma estas são as atividades que a entidade tem feito junto ao MAPA.