Algumas tendências que dominarão a indústria de suplementos alimentares nos próximos anos

Para a ACG, fornecedora de soluções para a indústria farmacêutica e nutracêutica global, os consumidores continuarão em busca de produtos naturais, orgânicos e livres de aditivos artificiais e conservantes

Se 2020 ficou marcado como um ano recorde nas vendas de suplementos alimentares por conta dos reflexos da crise da pandemia de Covid-19 – o que fez com que as pessoas procurassem manter um estilo de vida saudável para a prevenção de doenças -, a expectativa é que setor continue apresentando crescimento sustentado nos próximos anos. Para a ACG, fornecedora líder de soluções integradas para a indústria farmacêutica e nutracêutica global, os consumidores devem manter sua busca por produtos naturais e orgânicos e que sejam livres de aditivos artificiais e conservantes.

Os cuidados com a saúde e com a imunidade continuam no centro das atenções e uma grande mudança no interesse dos consumidores está cada vez mais evidente, já que a pandemia restabeleceu o papel dos suplementos alimentares como porta de entrada para o bem-estar. Essa mudança de comportamento entre os consumidores tem sido uma oportunidade distinta para a indústria de suplementos capacitar os consumidores a se preocuparem mais com seu próprio bem-estar e saúde.

O que há de novo?

Dados de percepção do consumidor do Council for Responsible Nutrition para a covid-19 confirmam um aumento significativo nas vendas de suplementos alimentares e, de acordo com o Nutrition Business Journal (NBJ), 2020 marcou o maior crescimento na indústria de suplementos nutricionais desde 1997, com um aumento estimado de 12,1%. Embora se espere que esse crescimento exponencial diminua, é provável que o setor mantenha o ritmo nos próximos anos.

A ACG acredita que as principais tendências do mercado de suplementos são:

  1. Imunidade é o que há: com a pandemia trazendo o foco para a saúde imunológica, essa será a prioridade principal dos consumidores. Além disso, várias pesquisas indicaram que os consumidores estão altamente estressados e muitos estão dormindo mal.
  2. Cuidando do que é importante: de acordo com o NBJ, as vendas de suplementos focados em diminuir o estresse e melhorar a qualidade do sono cresceram 30% em 2020, com crescimento de dois dígitos atrelado também para 2021.
  3. Foco no intestino: a pandemia moldou o interesse do consumidor como uma abordagem mais holística da saúde. Estudos indicam que ter um microbioma intestinal saudável impacta de forma benéfica o sistema imunológico e ajuda a tratar condições e problemas metabólicos específicos, como controle de peso, suporte ao sistema imunológico e melhor bem-estar emocional.
  4. Ingredientes mais naturais: vitaminas, minerais, botânicos, ervas e probióticos são os ingredientes mais usados em suplementos alimentares. Essa tendência deve continuar à medida que os consumidores estão priorizando produtos à base de plantas, como açafrão e ashwagandha.
  5. Tornando-se limpo e transparente: 85% dos consumidores globais entrevistados pela Innova Nutrition & Health Survey declararam que as informações sobre os produtos são de grande importância e que querem saber quais são os ingredientes que consomem. Por isso, as marcas estão se movimentando e criando produtos mais limpos, naturais, orgânicos e livres de aditivos artificiais e conservantes.
  6. Nutrição personalizada: a personalização da nutrição é responsável por uma revolução na saúde, já que os consumidores estão cada vez mais à procura de soluções personalizadas destinadas a atender às suas necessidades individuais específicas.

Olhando para o futuro

Desde 2020 a demanda por suplementos para bem-estar imunológico, intestinal e mental cresceu. A revolução plant based enfatizou o foco na transparência e na adoção cada vez maior de produtos clean label. Como a maior parte dos suplementos alimentares possuem formato de cápsulas, é importante que elas também sigam esse movimento e sejam mais limpas, naturais, orgânicas e livres de aditivos artificiais e conservantes.

Para atender à crescente demanda dessa indústria, a ACG possui um portfólio completo de cápsulas clean label: as ACGcaps™ H+, feitas apenas de água e celulose, são ideais para todas as aplicações nutracêuticas e podem ser preenchidas por uma ampla gama de ingredientes, incluindo aqueles que são higroscópicos e/ou sensíveis à umidade; a ACGcaps™ NTone possui uma paleta de cores naturais que podem ser usadas para personalizar seu portfólio de produtos clean label com um apelo estético aprimorado; a linha ACGCaps™ TSafe substitui o dióxido de titânio por opacificantes mais limpos, como carbonato de cálcio e óxido de zinco, deixando as cápsulas mais opacas.

Para produtos probióticos, a ACG possuiu uma cápsula de celulose de liberação retardada especialmente desenvolvida para permanecer intacta no estômago e liberar o conteúdo 30 minutos após a administração. As ACGcaps™ HX são perfeitamente adequadas para ajudar a proteger os probióticos e os produtos enzimáticos da degradação no estômago.

Para explorar infinitas possibilidades de encapsular ingredientes naturais, o ideal é usar a ACGcaps™ HL, por ser uma cápsula de enchimento líquido à base de celulose, uma tecnologia promissora e econômica que mudou o paradigma de formulação de produtos e abriu novos caminhos para inovação, especialmente encapsulando ingredientes ativos naturais que muitas vezes apresentam desafios de formulação. Elas são projetadas para acomodar líquidos, semi-sólidos, géis, comprimidos, pellets ou cápsulas, ou combinações destes em líquidos, e ajuda a melhorar a absorção de ativos pouco solúveis em água.

Fonte: Abcfarma