Sistema de Logística Reversa no Brasil

Informamos que a Abrifar filiou-se ao Instituto Rever, que atua no reconhecimento da modelagem do Sistema baseado em Certificados de Reciclagem.

Este instituto, além de atuar nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rio Grande do Sul – estados já contemplados pelo Instituto – empresas de todo o país poderão receber assistência e suporte para atingir, de forma competitiva, suas metas de logística reversa.

Os Certificados de Reciclagem emitidos pelo Rever comprovam a restituição ao ciclo produtivo da massa equivalente das embalagens recicláveis após o uso pelo consumidor, com base em notas fiscais, e o Sistema resulta em movimentação da economia e aumento dos níveis de reciclagem no Brasil.

Estes Certificados de Reciclagem são documentos emitidos que comprovam a restituição ao ciclo produtivo da massa equivalente das embalagens recicláveis após o uso pelo consumidor, com base em notas fiscais. Os CREs são adquiridos por empresas que precisam comprovar a participação em ações referentes à logística reversa de embalagens em geral e servem como uma forma de traduzir para os órgãos de controle que determinada empresa cumpriu suas metas e também são uma forma de direcionar recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, gerando benefícios sociais e ambientais, além de contribuir para o aumento das taxas de reciclagem no país.

Para tornar-se membro do Instituto Rever, basta que a empresa tenha vínculos com a Abrifar (entidade associada ao Instituto) e faça o levantamento da massa de embalagens colocada no mercado para calcular sua meta.

A partir daí, a sua empresa adquire os certificados de reciclagem e passa a constar nos relatórios que são enviados pelo Instituto aos órgãos ambientais.

Pedimos aos associados que tiverem interesse em participar deste sistema de logística Reversa, que nos informem através do e-mail abrifar@abrifar.org.br.