Anvisa recebe prêmio por publicação sobre fitoterápicos

A equipe da Anvisa, representada pela Gerência de Medicamentos Específicos, Notificados, Fitoterápicos, Dinamizados e Gases Medicinais (GMESP), da Gerência Geral de Medicamentos (GGMED), ganhou o primeiro lugar no Prêmio Autocuidado em Saúde Acessa, na categoria de “Uso racional de MIPS e outros produtos”,pela publicação de material orientativo sobre uso de fitoterápicos para a população. Maiores informações sobre a premiação podem ser obtidas em: https://premioautocuidadoacessa.com.br/

O prêmio foi recebido em cerimônia realizada em 08/12/2022, em São Paulo, onde estiveram presentes o gerente da GMESP, João Paulo Perfeito, e a Diretora responsável, Meiruze Freitas. O prêmio foi dedicado aos brasileiros, considerando que foi pensando na segurança de cada cidadão que o trabalho foi desenvolvido, com o objetivo de orientar a todos, por meio de linguagem simples, sobre o uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, incluindo uma cartilha contendo orientações detalhadas sobre o uso desses produtos, um folder com as principais informações resumidas e uma campanha que foi divulgada por duas semanas em diversas mídias. A campanha trouxe esclarecimentos sobre os riscos associados ao uso de produtos irregulares e como diferenciá-los dos autorizados, além de apresentar outros produtos também obtidos de plantas medicinais comercializados no Brasil, disponibilizando informações sobre seu uso seguro, com o intuito de reduzir danos e promover a saúde das pessoas que utilizam tais produtos e teve uma ampla divulgação nacional.

A publicação do material informativo resultou na realização de várias entrevistas, lives, apresentações em eventos, e a ampla discussão sobre o tema, como pode ser observado em pesquisa realizada na internet, na qual uma busca rápida do assunto, com o título da campanha destacado entre aspas, retorna cerca de 1000 resultados. Em uma busca geral, aparecem mais de 90.000 mil resultados relacionados. A campanha de divulgação interna em rede social retornou vários comentários, questionamentos e elogios, alcançando o objetivo de ampla divulgação das informações e esclarecimento à população.

Mais informações sobre os materiais elaborados pela Anvisa podem ser obtidas por meio do link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-lanca-cartilha-de-fitoterapicos-e-plantas-medicinais.